
Nefrectomia Parcial Robótica se tornou a
técnica de escolha para ressecação de lesões renais malignas. Durante o procedimento cirúrgico, o
tumor renal é removido enquanto se preserva o restante do tecido renal sadio. Desta forma, há o claro benefício de se maximizar a função renal pós-operatória a longo prazo.
A técnica robótica fornece uma visualização ampliada e tridimensional das estruturas intracorpóreas do campo cirúrgico. Associado a incomparável amplitude de movimento das pinças cirúrgicas robóticas laparoscópicas, que permitem delicadas e complexas manobras cirúrgicas necessárias para a otimização do procedimento.

Fig. 1: RNM de abdome superior evidenciando lesão tumoral em pólo superior renal direito.
Vantagens da Nefrectomia Parcial Robótica
Benefícios como menor trauma cirúrgico e consequentemente, cicatrização mais eficiente que a ciruriga aberta, são oferecidos, uma vez que as incisões no abdome são menores nas técnicas minimamente invasiva. Um exemplo disso, é a necessidade, na via aberta, de incisões na parede abdominal mais extensa ou até mesmo remoção de costelas.
Verifica-se, assim, uma recuperação mais rápida na intervenção robótica, cerca de 02 semanas, enquanto na técnica aberta leva de 06 a 08 semanas.
Outras vantagens técnicas decorrentes da superioridade da via robótica são: menor perda sanguínea total, tempo de isquemia quente renal tende ser menor, e, consequentemente, maximização da função renal pós-operatória.
Fig. 2: Cicatrizes abdominais de incisões cirúrgicas relacionadas a nefrectomia parcial robótica


Gostou das explicações? Conheça outras Tecnologias que dispomos para um Tratamento Urológico de Excelência.Clique Aqui e Tire Suas dúvidas!!!