Hiperplasia Prostática Benigna



Próstata é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino. Sua função primordial é produzir grande parte do líquido que compõe o esperma. Esse líquido garante que o espermatozóide sobreviva, após a ejaculação intavaginal, até o encontro com o óvulo, tendo um papel fundamental na fertilização humana.
 Fig. 1: Representação esquemática do sistema genital masculino. Verifica-se a próstata localizada  na pelve, envolvendo o canal da uretra, logo abaixo da bexiga.


Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), popularmente conhecida como Aumento da Próstata é uma condição que se inicia gradualmente, aos 30 anos, geralmente determinando repercussões negativas na forma como o homem urina à partir dos 50 anos de idade. Acomete cerca de 88% dos homens aos 90 anos de idade. O crescimento da próstata provoca compressão progressiva da uretra, dificultando a passagem da urina e o esvaziamento vesical.

Fig. 2: Representação esquemática da hiperplasia prostática benigna, demonstrando a eventual dificuldade de esvaziamento vesical completo.


Os sintomas característicos do aumento benigno da próstata compõem o chamado sintomas do trato urinário baixo (conhecidos pela sigla, em inglês, LUTS).
  • Jato urinário fraco e fino;
  • Hesitação - demora para começar a urinar;
  • Gotejamento pós-miccional - Pingar após terminar de urinar, muitas vezes sujando a roupa;
  • Intermitência - interrupção do jato de urina durante a micção;
  • Esforço abdominal - dificuldade para iniciar ou necessário para reiniciar o jato;
  • Jato urinário disperso;
  • Frequência miccional aumentada (polaciúria, noctúria e nictúria) - Bastante frequente e comprometedor da qualidade de vida, quando o homem precisa acordar várias vezes à noite para urinar;
  • Urgência miccional;
  • Incontinência urinaria;
  • Tenesmo vesical - Sensação de esvaziamento incompleto.

tratamento indicado deve ser ponderado com o paciente em função da gravidade de suas queixas e da repercussão em sua qualidade de vida.
Inicialmente, prescreve-se tratamento medicamentoso oral que facilita o esvaziamento vesical, ajudando a urina ser eliminada mais efetivamente. Geralmente se indica alfa-bloqueadores que relaxam a musculatura da próstata e do colo vesical, e/ou inibidores da 5 alfa-redutase, que tendem a reduzir o tamanho da próstata.

Fig. 3: Medicamento oral é a primeira linha de tratamento para o aumento benigno da próstata 


Não havendo resposta clínica com às medicações orais, indica-se tratamento cirúrgico para resolução da obstrução do canal urinário pelo aumento do tamanho prostático

diferentes opções de intervenções cirúrgicas que abrangem dprocedimentos minimamente invasivos até mesmo a necessidade de cirurgias abertas.

Dentre eles, se destaca a Ressecção Transuretral da Próstata, conhecida como RTUp. Neste, com uso de um ressectoscópio, passado através da uretra, se resseca o tecido prostático proeminente, conhecido popularmente como “raspagem da próstata”.
Fig. 4: Ressecção Transuretral de Próstata (RTUp)


Enucleação endoscópica da próstata com laser (HoLEP / GreenLEP)
Procedimento similar a RTUp em que se usa laser para remover a parte interna (“miolo”) da próstata que comprime o canal da urina e leva a dificuldade de de esvaziamento vesical


Vaporização da próstata (Greenlight)
Procedimento minimamente invasivo, feito de maneira similar a RTUp, através da uretra, porém, ao invés de uma alça diatérmica para ressecar a próstata, se usa uma fibra laser ou plasmapotente para vaporizar o tecido da próstata. Apresenta resultados semelhantes às técnicas descritas acima, mas a grande crítica é que não se obtém tecido para análise histopatológica.

Fig. 5: Vaporização Prostática com Greenlight (Laser)


Embolização das artérias da próstata
Tratamento de exceção, feito em caráter experimental, realizado pelo Cirurgião Vascular, que cateteriza a artéria femoral, seguido pela embolização das artérias prostáticas,. Isto é, utiliza-se um material para obstruir e reduzir a chegada de sangue na próstata, levando sua diminuição.







Gostou das explicações? Conheça outras Tecnologias que dispomos para um Tratamento Urológico de Excelência.

Clique Aqui e Tire Suas dúvidas!!!