A tecnologia robótica representa a vanguarda dos procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. O salto tecnológico determinado com o desenvolvimento do robô possibilitou uma dissecção tecidual mais efetiva. Benefícios ofertados incluem: visão ampliada e tridimensional do campo cirúrgico associado a precisão, delicadeza e liberdade de movimentos possibilitados pelas pinças laparoscópicas robóticas. Desta forma, a aplicabilidade desta técnica na realização de cirurgias minimamente invasivas propiciou a realização de procedimentos com grau de complexidade cada vez mais desafiadores.
Mas o robô não opera sozinho... O cirurgião habilitado senta-se em um console e opera os braços robóticos, através de joysticks, que traduzem os delicados movimentos manuais do cirurgião em movimentos no campo cirúrgico.
Fig. 1: Representação prática de procedimento cirúrgico robótico. Note que o cirurgião não está no campo cirúrgico durante o procedimento, ficando há alguns metros no console do cirurgião operando o robô.